Desembargadores são empossados pelo TJ
- 676 Visualizações
- 27-11-2009
Política Pág. 26 27.11.2009
Oito novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará, foram empossados ontem à tarde, dando início ao processo de preenchimento de um total de 16 novos cargos criados pela lei que, em julho, reorganizou o Judiciário estadual. Agora, o pleno do TJ-CE passa a funcionar com 35 desembargadores.
A posse coletiva aconteceu ontem à tarde, no pleno do Tribunal, no Cambeba. Antes, no período da manhã, aconteceu uma missa em Ação de Graças. celebrada na Catedral Metropolitana de Fortaleza.
A solenidade foi prestigiada, além dos familiares dos novos desembargadores, por autoridades de vá-rias áreas. Dentre elas, o ministro César Asfor Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o senador Tasso Jereissati o ex-governador Adauto Bezerra e o procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira.
Na saudação aos novos colegas, o presidente Ernani Barreira falou que o momento representava a celebração de “importante vitória no sentido de suprir os que têm sede e fome de Justiça, os que dela necessitam de forma urgente, imediata e sem demora“. Francisco Suenon Bastos, que falou em nome dos novos desembargadores, defendeu que o juiz “para praticar e distribuir bem a justiça, deve adotar atitudes serenas e firmes, sem ostentação de autoridade, impondo-se não por teatralidade, porém mantendo sempre a constante vontade de decidir, dando a cada um o que é seu, mesmo que aos olhos do leigo parecer injusto“. Ele considera “inadmissível que o juiz adote conduta irregular e comportamento incompatível com a dignidade de seu cargo, devendo ele deixar de lado a vaidade, a arrogância, a arbitrariedade e a tirania“.
Dos empossados ontem, quatro foram escolhidos pelo critério de antiguidade e outros quatro dentro de um processo que valorizou o merecimento. A sessão que escolheu seus nomes aconteceu no último dia 18. No próximo ano, mais oito novos desembargadores serão escolhidos. Os novos desembargadores deverão integrar a 5ª e a 6ª Câmaras Cíveis.
OS OITO NOVOS
ANTIGUIDADE
Clécio Aguiar de Magalhães Francisco Barbosa Filho Francisco Auricélio Pontes Wilton Machado Carneiro
MERECIMENTO
Francisco Suenon Bastos Mota, Paulo Timbó Magalhães, Emanuel Leite Albuquerque, Sérgia Maria Mendonça Miranda