Workshop internacional tem início na Escola da Magistratura do Ceará
- 1557 Visualizações
- 21-09-2017
A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) iniciou, na manhã desta quinta-feira (21/09), Workshop Internacional “Círculos em Movimento: construindo uma comunidade escolar restaurativa”, ministrado pela pesquisadora e ativista norte-americana Kay Pranis, referência mundial em Círculos de Justiça Restaurativa. O evento prossegue nesta sexta (22).
A capacitação está sendo ofertada para 25 participantes, entre juízes de Direito, Defensores Públicos, membros do Ministério Público estadual e profissionais indicados pela Vice-Governadoria do Estado e instituição Terre des hommes (Tdh Brasil).
O workshop foi aberto pelo juiz Ângelo Bianco Vettorazzi, coordenador Geral da Esmec. Ele destacou a importância da parceria com a Tdh, a Vice-overnadoria e as Escolas da Defensoria Pública e do MP, que possibilitou a vinda de Kay Pranis a Fortaleza, e disse que a presença da professora é um momento histórico para a Esmec.
“É uma grande felicidade receber Kay Pranis em nossa instituição. Espero que os participantes aproveitem a capacitação com o compromisso de replicar essa formação para além dos muros da Esmec e da Escola do Ministério Público, onde se encerrará o treinamento”, disse Ângelo, ressaltando que, ainda como parte da formação, será realizada palestra na noite desta sexta (22), na Esmec, que será transmitida ao vivo pelo Facebook da Escola. Lembrou ainda que as 350 vagas disponíveis para o evento já foram preenchidas.
O magistrado destacou, por fim, que “esse é um momento muito importante para nós, pois é também a primeira vez que Kay Pranis vem ao Ceará. Esperamos que ela volte outras vezes, para nos brindar com sua presença em outras atividades dessa qualidade”.
PROCESSO CIRCULAR
Kay Pranis, em sua fala inicial, que contou com a colaboração da tradutora e também instrutora de Justiça Restaurativa, Fátima De Bastiani, disse ser uma honra estar na Esmec, ministrando o workshop. “Estou muito feliz por estar aqui com vocês. O Brasil sempre me dá o maior amor do mundo, e isso me torna cada vez mais uma pessoa melhor. E se fizermos isso [dar amor] com todas as pessoas, estaremos na direção certa.”
Ela explicou que o processo circular “nos ajuda a lembrar de nossa sabedoria individual e coletiva”, e deve ser visto como um encontro de pessoas que querem pensar, decidir, se entender e usar sua criatividade para inventar novas formas de estabelecer relações parceiras, solidárias, respeitosas e verdadeiras.
O workshop tem carga horária de 40 h/a e as aulas acontecem na Esmec, nos dias 21 e 22; e na sede da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), nos dias 25 e 26, sempre nos horários de 9h às 12h e 13h30min às 17h30min.
A capacitação objetiva habilitar os participantes para a realização dos seguintes situações conflitivas: Círculos de Conflito de Convivência/Conflitos disciplinares; Círculos de Superação (de vitimização e de vivências traumáticas); Círculos de Suporte e Reintegração (acolhimento e suporte a evadidos e vulneráveis); e Círculos Restaurativos (vítima-ofensor). A metodologia consta de exposição audiovisual, dinâmicas de grupo e círculos de diálogo.
PALESTRA NESTA SEXTA
A ativista comunitária norte-americana Kay Pranis, referência internacional em círculos de Justiça Restaurativa, ministrará a palestra “Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz”, nesta sexta-feira (22/09), às 19h, na Esmec. A apresentação terá tradução simultânea e será transmitida ao vivo pelo Facebook da Esmec.
As inscrições para o evento já foram encerradas. Aos participantes está sendo solicitada a doação de dois quilos de alimento não perecível, que devem ser encaminhados à administração da Esmec até a noite da palestra. O material será doado às famílias da Associação Amigos em Missão (AMI) do Vicente Pinzón. Quem desejar receber uma certidão de participação deve assinar lista de presença no dia do evento e solicitar o documento pelo e-mail esmec@tjce.jus.br.
A palestra tem por objetivo sensibilizar e difundir junto à sociedade local, especialmente os atores do Sistema de Justiça Juvenil e Sistema de Garantia de Direitos, jovens, famílias e atores comunitários, acerca da Justiça Restaurativa e os círculos de construção de paz como ferramentas de pacificação social.
A organização do evento está a cargo do Instituto Terre des hommes Brasil, Esmec, Vice-Governadoria, Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará e Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará.
Mais informações: (85) 3218.6188 e esmec@tjce.jus.br