Enquete TJCE: 67% dos internautas utilizam antivírus para evitar possíveis ataques de hackers
- 1157 Visualizações
- 22-05-2017
Neste mês, um ciberataque atingiu sistemas de diversas empresas em vários países. Pensando nisso, a enquete do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) perguntou, durante a última semana, se os usuários tomam alguma precaução para evitar possíveis ações de hackers.
Um percentual de 67% (64 votos) dos internautas afirmaram que utilizam antivírus como forma de prevenção. Já 28% (27 votos) responderam que apenas evitam acessar links desconhecidos. Outros 4% (4 votos) alegaram não ter opinião sobre o assunto. Um total de 95 pessoas participaram.
Na sexta-feira (12/05), uma pane informática, em larga escala, atingiu pelo menos 74 países, causando prejuízos em diversas instituições. Na Inglaterra, por exemplo, os ataques atingiram hospitais públicos e vários atendimentos tiveram que ser cancelados. Já no Brasil, causaram a interrupção dos serviços do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e afetaram empresas e órgãos públicos de 14 estados brasileiros mais o Distrito Federal.
Os ataques usaram vírus de resgate, chamados de “ransomware”, que inutilizam o sistema ou seus dados, até que seja paga uma quantia em dinheiro (“Bitcoins”). De acordo com a Kaspersky Lab, empresa de segurança de informática, os valores variaram entre US$ 300 e US$ 600.
Invasão de sites oficiais configura atentado aos serviços de utilidade pública, com isso, os hackers podem responder por crime que prevê punição de um até cinco anos de reclusão, além de multa.
Já está disponível no Portal do TJCE a nova enquete: A Lei de Acesso à Informação (Lai) já está em vigor há cinco anos no Brasil. Você costuma utilizar esse recurso?