Justiça social é tema do Prêmio Anote
- 747 Visualizações
- 27-07-2009
26.07.2009 Cidade Pág.: 17
?Qual Justiça gera a Paz?? é o tema do 5º Prêmio Anote de Jornalismo, uma iniciativa da Agência de Notícias Esperança (Anote) que vai premiar jornalistas profissionais que publiquem reportagens em meios editados no Ceará. O objetivo é fomentar o debate sobre a segurança pública associada à justiça social, destacando experiências que contribuam para a promoção da cultura de paz.
O presidente da Anote, padre Lino Allegri, destaca que o tema da quinta edição do prêmio aproveita o debate da Campanha da Fraternidade este ano, que aborda ?Fraternidade e Segurança Pública?.
No entanto, explica que a intenção é justamente provocar uma reflexão sobre qual o tipo de justiça gera paz na sociedade. ?Esperamos incentivar a realização de reportagens positivas e propositivas, pois quando falamos de justiça e segurança pública logo pensamos de forma unilateral na parte repressiva?, disse, acrescentando que será distribuído um valor de R$ 5mil na premiação.
Para Allegri, é importante mostrar a justiça não se dá de uma forma mágica e que inclui os valores da pessoas humana.
O prêmio é aberto à categoria Jornalismo Impresso. Podem concorrer jornalistas profissionais que publiquem reportagens em meios editados no Ceará, entre 25 de fevereiro e 1º de outubro de 2009.
O resultado será divulgado no dia 29 de outubro deste ano. O primeiro colocado ganhará R$ 5 mil reais em dinheiro, o segundo e terceiro colocados receberão menção honrosa pela participação e uma obra de arte simbolizando o concurso. A obra de arte, conforme o padre Lino Allegri, será uma prêmio simbólico confeccionado por pessoas que fazem parte das pastorais sociais, como presos e moradores de rua.
O período de inscrições será de 5 a 9 de outubro de 2009. Mais informações podem ser obtidas no site da Anote, www.anote.org.br, ou pelo e-mail anote@anote.org.br ou ainda pelo fone (85)3388.8707.