Conteúdo da Notícia

Seminário vai discutir a Justiça Ambiental

Ouvir: Seminário vai discutir a Justiça Ambiental

09.07.2010 cidade
Um mapa com casos de injustiça ambiental e de saúde no Brasil será apresentado hoje, no I Seminário de Justiça Ambiental e Saúde do Ceará, que acontece na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec),na Rua Ramires Maranhão do Vale, 70, Água Fria. O mapa será apresentado pelo professor do Instituto Osvaldo Cruz, Marcelo Firpo, às 9 horas.
O objetivo do evento é promover uma visão de respeito ao meio ambiente, considerando as condições de saúde das comunidades. Segundo organizadores do evento, justiça ambiental é o conjunto de princípios e práticas que asseguram que nenhum grupo social suporte uma parcela desproporcional das consequências ambientais negativas resultantes de operações econômicas, de decisões governamentais, assim como da ausência ou omissão das autoridades governamentais.
A programação do seminário inclui mesas-redondas que irão discutir os seguintes temas: “A Injustiça Ambiental no Estado do Ceará”, às 14 horas; e “O papel das Instituições do Sistema Judiciário na concretização da Justiça Ambiental”, às 17 horas, com a participação da procuradora de Justiça e coordenadora da Promotoria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Sheila Pitombeira. O seminário será encerrado após o lançamento da carta das entidades organizadoras sobre a injustiça ambiental no Ceará, às 19 horas.
O evento é uma realização conjunta da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares no Ceará (Renap), Instituto Terramar, Rede Brasileira de Justiça Ambiental, Grupo de Trabalho contra o Racismo Ambiental, além do Núcleo Tramas.