Conteúdo da Notícia

Medalha reconhece atuações no Direito

Ouvir: Medalha reconhece atuações no Direito

Comenda foi instituída em 2006 e é um reconhecimento àqueles que contribuem para o ensino do Direito
Outorgada na noite de ontem, no auditório da Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), a Medalha Desembargador Júlio Carlos de Miranda Bezerra a oito personalidades em cinco categorias de atuação. A comenda representa uma homenagem prestada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) e pela Esmec em reconhecimento aos relevantes serviços de estímulo ao engrandecimento institucional da Escola e à excelência do ensino na área da Ciência do Direito.
Na categoria Colaboradores, receberam a comenda o Chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Airton Queiroz – que foi representado pelo reitor em exercício da Unifor, Roberto Ney Ciarlini -; o ministro Cesar Asfor Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o professor Jesualdo Farias, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC); e o professor Antonio Colaço Martins, reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Já na categoria Corpo Docente, foi agraciado José Filomeno de Moraes, professor da Unifor e da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Como Professor Visitante, recebeu a medalha o professor Friedrich Müller, criador da Teoria Estruturante do Direito (TED).
Na categoria Corpo Funcional, recebeu a homenagem o assessor pedagógico e professor da Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará, Flávio José Moreira. Para Corpo Discente, foi homenageado o estudante da Esmec, Ronaldo Holanda de Queiroz.
“Recebam, senhores, o que lhes é concedido pelo critério legítimo e justo, fato real do reconhecimento da relevante contribuição de cada um à cultura jurídica e ao sistema sociocultural do nosso Judiciário”, frisou o diretor da Esmec, o desembargador Raimundo Eymard Ribeiro de Amoreira.
Discurso
Em nome dos agraciados, falou o ministro Cesar Asfor, lembrando que, desde as antigas academias gregas, “sabe-se que o constante aprimoramento intelectual das pessoas é favorecido pelas instituições que acolhem estudiosos e mestres”.
Cidade Pág. 13