Conteúdo da Notícia

Desbaratada quadrilha de assaltantes a banco

Ouvir: Desbaratada quadrilha de assaltantes a banco

17.12.2010 Cidade
A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar do Ceará, prendeu nove integrantes do bando, entre eles, o sargento da PM, José Ribamar
A Operação Dezoito-Segunda Parte, desencadeada pela Polícia Federal com o apoio da Polícia Militar do Ceará (PM), prendeu, ontem, mais nove integrantes da quadrilha especializada em assaltos a bancos, correios, casas lotéricas e ônibus de turismo comercial. Entre os presos recolhidos à sede da PF está o sargento da PM, José Ribamar. Ao total, foram expedidos 18 mandados de prisão preventiva e onze pessoas presas. Um dos acusados, um vereador de Ipu, está foragido. As informações foram divulgadas durante coletiva da sede da PF.
A primeira fase da ação, em novembro, já havia prendido outras duas pessoas, incluindo o soldado PM Mário Kennio Victoriano Bezerra. A quadrilha já teria cometido 29 ações no interior do Ceará, principalmente região Norte e Sertão Central, e divisas com outros estados. Fuzis, coletes à prova de bala e muita munição foram apreendidos pelos policiais. As ações do grupo caracterizavam-se pela incidência em pequenas cidades, o que possibilitava o ?domínio? do lugar, desde a vigia dos acessos ao município ao transporte de cofres. Em cada assalto realizado, cerca de 25 bandidos implantavam o terror entre funcionários de estabelecimentos, moradores e policiais da cidade.
PARTICIPAÇÃO DOS POLICIAIS
Os dois PMs integrantes da quadrilha tinham funções específicas, como o transporte de armas e o resgate do restante dos bandidos. ?Em Milhã, parte do grupo furou um bloqueio policial, trocaram tiros e evacuaram-se dentro do matagal e o sargento executou o resgate?, afirmou o coronel Macêdo, chefe da operação da PM. Os bandidos estavam em uma caminhonete tipo S10, roubada em Santa Quitéria, que logo depois foi utilizada em um roubo a um ônibus que conduzia sacoleiros na cidade de Ipu. ?Essa S10 já fazia parte de um plano para um assalto em Milhã?, disse o coronel.
O soldado foi responsável pela condução de dois fuzis e três coletes para a cidade de Boa Viagem. No sítio onde o material estava enterrado, a polícia identificou um dos líderes do grupo, que estava foragido e foi preso hoje, Francisco Tairone.
LÍDERES
De acordo com delegado da PF, chefe da operação, Francisco de Assis Castro Bomfim, outro líder da quadrilha é Francisco Eudes Oliveira de Farias, que já possui preventiva em Diadema/SP pela morte de um policial e é apontado como assassino de um cabo da PM em Aracati e de outro policial em Novo Oriente. Vandercleiton Rabelo, apontado como um dos assaltantes mais perigosos do Estado, ainda não foi preso. ?As diligências continuam a acontecer e prenderá o restante dos envolvidos. Vale ressaltar que muitos assaltos já foram prevenidos pela ação da polícia?, destacou Bomfim.
SECRETARIA DE SEGURANÇA
O secretário de segurança do Ceará, Roberto Monteiro, que também esteve presente durante a coletiva na sede da PF afirmou que alguns municípios do interior possuem fragilidades e muitos estão ?guardados? por apenas três soldados por dia. ?Existe um trabalho de estratégia e tática diante das condições de atrativo financeiro de cada município. Os infratores partiram para atuar nas menores cidades?, explicou. O Ronda do Quarteirão é efetivo apenas às cidades com mais de 50 mil habitantes.