Conteúdo da Notícia

Juíza profere palestra sobre “Tráfico  Humano” em escola na Barra do Ceará

Juíza profere palestra sobre “Tráfico Humano” em escola na Barra do Ceará

Ouvir: Juíza profere palestra sobre “Tráfico Humano” em escola na Barra do Ceará

Estudantes da Escola de Ensino Fundamental Aldemir Martins, na Barra do Ceará, receberam a visita da juíza Maria Lúcia Falcão do Nascimento, titular do 14º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza, nessa sexta-feira (25/04). Na ocasião, a magistrada falou sobre “Tráfico Humano”.

O tema despertou o interesse dos mais de duzentos alunos do 7º ao 9º ano. Entre eles, Francisco Nivardo, de 15 anos. Para o estudante, a palestra serviu como alerta. “Achei interessante e agora vou ficar mais atento quando vierem me oferecer vantagens para morar em outro estado ou país, por exemplo. Pode ser perigoso”.

A juíza também falou sobre conservação de bens públicos. O objetivo foi conscientizá-los sobre a importância do engajamento social na manutenção desses espaços, principalmente a escola.

Segundo a diretora Francisca Maria Pereira de Sousa, esse foi o primeiro contato dos alunos com o Poder Judiciário. A ideia é que novas visitas sejam articuladas. “Gostamos muito porque a juíza usou uma linguagem acessível e interagiu com os estudantes. Eles se sentiram muito à vontade para perguntar. Foi tão bom que já conversamos com a magistrada e pedimos que ela retorne para falar sobre outros temas”.

A visita faz parte do projeto “Justiça e Cidadania”, que tem a finalidade de aproximar Judiciário e sociedade. A iniciativa está alinhada à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a criação de programa para esclarecer sobre as funções dos órgãos do Judiciário.

A coordenação está a cargo da Assessoria Institucional do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com a Assessoria de Cerimonial do Tribunal. As instituições de ensino (escolas e faculdades) públicas ou privadas podem fazer o agendamento por meio dos telefones (85) 3207.7044 ou 7054.