Conteúdo da Notícia

Acusado de tráfico de drogas e corrupção ativa é condenado a nove anos de prisão

Acusado de tráfico de drogas e corrupção ativa é condenado a nove anos de prisão

Ouvir: Acusado de tráfico de drogas e corrupção ativa é condenado a nove anos de prisão

O juiz Flavio Vinicius Bastos Sousa, da 3ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas de Fortaleza, condenou Francisco Claudiano Macedo a nove anos de prisão. O réu é acusado de tráfico de drogas (com o agravante de envolver menor de idade) e corrupção ativa.

De acordo com o processo (nº 0067522-48.2013.8.06.000), os crimes ocorreram no dia 25 de setembro de 2013, por volta das 12h, na avenida Engenheiro Santana Júnior, na Capital. Policiais militares patrulhavam a área quando avistaram o acusado e um adolescente em uma bicicleta. A dupla acabou sendo abordada, porque Francisco Claudiano foi reconhecido devido a uma prisão anterior por tráfico de entorpecentes.

Foram encontrados 95 gramas de maconha com o adolescente, encaminhado à delegacia especializada. Francisco Claudiano ofereceu R$ 164,00 aos policiais para não ser preso em flagrante, mas não obteve êxito. Em juízo, negou a prática dos delitos.

Na sentença, o juiz determinou o cumprimento de nove anos de reclusão, no regime inicialmente fechado. Além disso, o réu não pode apelar em liberdade.

O magistrado disse que o acusado “tinha conhecimento de que o menor transportava o entorpecente e que eles agiam com concorrência de vontades para traficar”. Ainda conforme a decisão, o acusado já tem uma condenação por tráfico de drogas e outra por posse de arma de fogo e receptação. Sobre a corrupção ativa (oferecer vantagem indevida a funcionário público para omissão de ato de ofício), o juiz destacou que os policiais “foram uníssonos em afirmar que o réu ofereceu o dinheiro para que a droga fosse atribuída somente ao menor”.

A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última sexta-feira (04/04).