Conteúdo da Notícia

Juiz visita abrigos que acolhem crianças e adolescentes na Comarca de Maracanaú

Juiz visita abrigos que acolhem crianças e adolescentes na Comarca de Maracanaú

Ouvir: Juiz visita abrigos que acolhem crianças e adolescentes na Comarca de Maracanaú

O juiz Augusto Cézar de Luna Cordeiro Silva visitou o Abrigo Domiciliar e a Casa Família Maria Mãe de Ternura, localizados no Município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O objetivo foi averiguar as condições das duas instituições que acolhem crianças e adolescentes abandonadas pelas famílias ou estão sob medidas protetivas.

O magistrado, que é titular da 2ª Vara Cível de Maracanaú, inspecionou as instalações físicas, a alimentação dos acolhidos e verificou se eles estão sendo bem tratados. Além disso, entrevistou os responsáveis pelos abrigos utilizando questionário elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A visita é importante porque permite ao julgador sair do gabinete e verificar as condições das crianças, e ver se as unidades estão funcionando adequadamente”, disse Augusto Cézar, que também responde pelo Juizado da Infância e da Juventude da comarca.

A iniciativa fez parte de ação preliminar visando atender às recomendações previstas no Provimento nº 32 do CNJ, que dispõe sobre as audiências concentradas nas Varas da Infância e da Juventude. As referidas audiências têm a finalidade de agilizar processos de adoção e de medidas protetivas e devem ocorrer, segundo o provimento, semestralmente.

A visita aconteceu nessa terça-feira (10/12). Na ocasião, o juiz foi auxiliado pelo diretor de secretaria Artagnan Torres e a servidora Shirlys Amaro.