Conteúdo da Notícia

TJCE mantém decisão que incluiu Município em cadastro de devedores por não pagar precatórios

TJCE mantém decisão que incluiu Município em cadastro de devedores por não pagar precatórios

Ouvir: TJCE mantém decisão que incluiu Município em cadastro de devedores por não pagar precatórios

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve, nesta quinta-feira (06/09), a decisão que determinou a inclusão do Município de Fortaleza em cadastro de inadimplentes por não haver depositado parcelas relativas aos precatórios. Como consequência, o ente público teve R$ 12.183.848,43 bloqueados do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para pagamento da dívida.

A inclusão no Cadastro de Entidades Devedoras Inadimplentes (Cedin) e a retenção de repasses ao FPM foram determinadas pelo presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa. Objetivando reverter a decisão, o Município ingressou com agravo regimental (nº 8510549-14.2012.8.06.0000). Alegou queo Tribunal de Justiça, ao realizar tal ação, desconsiderou todos os aportes de recursos realizados por força de convênio firmado em 2010.

O Órgão Especial negou provimento ao agravo. Segundo o relator do processo, desembargador José Arísio, os recursos oriundos do convênio não foram depositados de acordo com a Emenda Constitucional 62/2009. Apesar de terem servido para pagar precatórios, não poderiam ser considerados como pagamento de parcela anual de regime especial. “Sendo efetivamente devidos os depósitos anuais a partir do surgimento da Emenda Constitucional, não há como impedir sua cobrança”, afirmou o presidente do TJCE.

Com essa decisão, o Tribunal de Justiça reconheceu que não existe outra forma de pagamento, para devedores de precatórios vencidos e atrasados até dezembro de 2009, que não seja o regime especial.

Os integrantes do órgão julgador acompanharam a decisão do presidente, sendo voto divergente o do desembargador Ernani Barreira Porto.