Conteúdo da Notícia

Reforma do Código Penal é debatida em Congresso

Ouvir: Reforma do Código Penal é debatida em Congresso

08.04.11
Cidade
Produção de autores brasileiros é divulgada no evento, com a presença de magistrados e advogados
FOTO: NATINHO RODRIGUES
O evento, que segue até hoje, já reuniu mais de 600 pessoas, entre magistrados, estudantes e demais profissionais
Controle da criminalidade, segurança pública, reforma do Código Penal Brasileiro e normas constitucionais. Estes foram alguns dos assuntos debatidos nesses dois dias de Congresso Direito 2011, realizado no Hotel Vila Galé, em Fortaleza.
O evento, que se encerra hoje, reuniu diversos profissionais e estudantes da área. Cerca de 600 pessoas assistiram palestras e debates com personalidades renomadas na carreira jurídica, além de terem a oportunidade de participarem de painéis em sessões técnicas.
Com o tema Direito Constitucional: Uma visão multidisciplinar, o Congresso, mais uma vez, comprova a sua importância e mantém a sua identidade de discutir diferentes temáticas, fazendo um elo entre elas.
O promotor de justiça Antônio Alberto Machado, cuja apresentação teve como tema “Uma visão contemporânea do Código de Processo Penal Brasileiro”, destaca que o evento ao debater os valores contidos na Constituição contribui para o enriquecimento das políticas aplicadas na garantia dos mesmos e ainda influencia no aprimoramento técnico de profissionais e estudantes de Direito.
“Um dos assuntos em destaque e que está sendo debatido aqui no Congresso é a reforma do Código Penal sob a ótica da Constituição. Este processo deve ser visto como um reforço e um revigoramento em todo o sistema penal brasileiro”, comenta o promotor Antônio Alberto Machado.
Novidades
Sabino Henrique Elpídio de Carvalho, advogado e coordenador do evento informa que, depois de obter sucesso em todas as suas 22 edições e de ser extremamente aceito entre profissionais e estudantes participantes, a partir do próximo ano o Congresso será totalmente virtual, sendo o primeiro da área jurídica no Brasil a ser realizado em três dimensões (3D).
“Iremos ser pioneiros neste acontecimento. Seguiremos a tendência da virtualização que está acontecendo na justiça do Ceará, inclusive na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE)”, enfatiza Sabino Henrique.
Conforme o coordenador, o Congresso Direito 2012 acompanha a tendência de modernidade e agilidade, já que pessoas de diferentes lugares do mundo poderão participar ativamente do evento virtual.
“Construiremos um prédio em três dimensões de 20 andares com auditórios, salas e feiras. Em cada espaço estará acontecendo palestras, discussões, apresentação de trabalhos e exposição de produtos jurídicos”.
Realizado pela Fundação Instituto Delmiro Gouveia para o Desenvolvimento (IDG), o Congresso, promovido, anualmente, é considerado um dos mais importantes e tradicionais eventos da área jurídica brasileira.
O acontecimento é visto como uma oportunidade para os profissionais do Direito de aprimoramento e de atualização das informações jurídicas ao difundir conhecimentos teóricos e práticos a partir dos temas discutidos. Além de ser uma chance para que as pessoas interessadas na área possam compreender a importância de saber os seus direitos e deveres.
O Congresso promove ainda a divulgação da produção intelectual de diversos autores brasileiros renomados aos magistrados, advogados, estudantes e demais profissionais participantes do evento.
JÉSSICA PETRUCCI
REPÓRTER