Conteúdo da Notícia

Cearense toma posse amanhã no STJ

Ouvir: Cearense toma posse amanhã no STJ

11.05.2010 política
O desembargador Raul Araújo será o terceiro cearense na atual composição da Corte de Justiça
Thiago Paiva – Especial para O POVO – thiagopaiva@opovo.com.br
O desembargador cearense, Raul Araújo Filho, toma posse amanhã como novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Araújo ocupará um lugar na segunda corte mais importante do Judiciário brasileiro, substituindo ex-ministro Paulo Gallotti, aposentado desde novembro do ano passado.
Ao O POVO ontem, por telefone, ele disse que está “muito feliz“ com aprovação do seu nome para a vaga. Já em Brasília, o desembargador explicou que está fazendo os últimos ajustes para a posse e se “familiarizando“ com os outros membros do STJ.
“Pretendo atuar em harmonia com os demais ministros, produzindo decisões no sentido da afirmação de políticas de inclusão social e eliminação das desigualdades“, justificou o cearense.
Na avaliação de Raul Araújo, a informatização da Justiça brasileira, “que vive um bom momento“, garante um maior acesso à população. “O empenho na celeridade de julgamento dos processos, com políticas de inclusão social, faz com que a prestação de serviços seja cada vez melhor para população“, diz.
Com a nomeação, o Ceará passa a contar com três representantes atualmente no STJ. Segundo Araújo, essa representatividade é de fundamental importância para o Estado.
“O Ceará tem hoje um número de ministros compatível com a sua crescente importância no cenário nacional“, declarou.
Integrante de uma lista tríplice, indicada pelo STJ, Araújo foi o escolhido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para ocupar o cargo de ministro. Sua posse será amanhã, amanhã, às 17h, no plenário do STJ.
EMAIS
– Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último dia 5 de abril, o desembargador teve seu nome aprovado por unanimidade, em votação secreta, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal e posteriormente pelo plenário Casa.
– Além de Araújo, também são do cearenses os ministros César Asfor Rocha – atual presidente da Corte – e Napoleão Nunes Maia. Até mesmo a vaga a ser ocupada por ele está temporariamente a cargo do desembargador Haroldo Rodrigues, do TJ-CE.
– Raul Araújo teve carreira meteórica. Depois de ser procurador-geral adjunto do Estado no governo Lúcio Alcântara, chegou à magistratura em 2007, como desembargador no Tribunal de Justiça, em vaga da advocacia. Agora, torna-se ministro do STJ.
– Em 2004, então governador, Lúcio Araújo (na época PSDB, hoje PR) empossou Araújo como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ocupando a vaga de Coelho de Albuquerque, que se aposentou na época. Mas o deputado estadual de oposição, Heitor Férrer (PDT), entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça e conseguiu impedir a nomeação vitalícia.