Conteúdo da Notícia

Projeto de Comunicação Unificada do Judiciário cearense é apresentado aos servidores

Projeto de Comunicação Unificada do Judiciário cearense é apresentado aos servidores

Ouvir: Projeto de Comunicação Unificada do Judiciário cearense é apresentado aos servidores

A tecnologia a serviço da Justiça. Com base nesse princípio, servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e do Fórum Clóvis Beviláqua participaram, na manhã desta terça-feira (09/02), do lançamento do Projeto de Comunicação Unificada do Judiciário cearense.
O Projeto faz parte do Programa de Inovação e Modernização do Judiciário cearense que inclui, entre várias ações, a virtualização do funcionamento da Justiça estadual. “A implementação do sistema visa otimizar a comunicação entre magistrados, diretores de secretaria e servidores”, afirmou o diretor do departamento de Informática do Fórum, Cristiano Henrique Lima Carvalho.
O especialista em Comunicação Unificada, Carlos Silva, da Microsoft, empresa parceira do Tribunal de Justiça na implantação do Programa, destacou as vantagens da comunicação unificada, entre elas, a redução de custos com viagens e o aumento da produtividade dos funcionários. Já para Marcius Clayft, também da Microsoft, a grande vantagem é a aceleração dos processos comunicativos e, consequentemente, a melhoria na prestação jurisdicional.
Por meio de softwares desenvolvidos pela Microsoft, a serem instalados nos computadores do TJCE, será possível a comunicação via telefone, chat ? com possibilidade de interação em áudio e vídeo, videoconferência e sala de reuniões virtuais.
Além disso, a ferramenta permitirá a realização de trabalhos compartilhados entre duas ou mais pessoas que estejam em diferentes locais de trabalho e até mesmo em casa, com o uso dos computadores de trabalho ou pessoal, notebook, telefone celular ou por meio da internet. “A ideia é se tornar produtivo independente de estar na sua mesa”, explicou Silva.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TJCE, Francisco José Porto Montenegro, o Projeto de Comunicação Unificada já está em fase de experimentação. No início de fevereiro, um grupo de desembargadores, juízes e servidores, incluindo o presidente do TJCE, desembargador Ernani Barreira Porto, e o vice-presidente, desembargador José Arísio Lopes da Costa, pôde conhecer e experimentar o novo sistema.
“Durante um período de cerca de quatro meses, o sistema funcionará de forma piloto, para um grupo de 25 usuários ligados à gestão do TJCE e do Programa de Virtualização”, informou.
Depois dessa fase, técnicos da Secretaria de Tecnologia de Informação do Tribunal se reunirão para avaliar a eficácia do sistema e decidir a implantação do Projeto.
A apresentação do Projeto de Comunicação no TJCE foi feita por meio de workshop no Auditório Dom Aloísio Lorscheider, em dois turnos (manhã e tarde). No Fórum, o evento está sendo promovido pelo Centro de Treinamento Integrado, também em dois turnos. O treinamento prossegue nesta quarta-feira (10/02), às 9h e às 15h.