Conteúdo da Notícia

Começou a inspeção do CNJ

Ouvir: Começou a inspeção do CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou ontem inspeção no Poder Judiciário Estadual, aglomerando o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Fórum Clóvis Beviláqua, juizados, cartórios e serventias judiciais e extrajudiciais. O Corregedor Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, será o coordenador da verificação.
Em entrevista coletiva, o juiz auxiliar Ricardo Cunha Chimenti, afirmou que a ideia da audiência pública é apurar as eventuais deficiências que podem estar sendo enfrentadas pelo Poder Judiciário do Estado. “A inspeção abrange as unidades oficiais da capital e do interior, secretarias dos tribunais, a parte financeira e dos recursos humanos e dos gabinetes dos desembargadores”.
A inspeção irá levantar a situação das Varas Judiciais da capital e do interior, além das unidades extrajudiciais. “A partir de amanhã, 2, as pessoas poderão ser atendidas individualmente e se inscrever para participar das audiências, caso tenham assuntos de interesses coletivos a expor”, esclareceu Ricardo.
Já na quinta, o ministro Gilson Dipp irá presidir uma audiência para colher sugestões, notícias, reclamações ou observações capazes de contribuir para o aprimoramento do serviço forense.
O TJCE colocou à disposição toda a estrutura solicitada pelo CNJ e a documentação referente à folha de pagamento dos anos 2008 e 2009, além das relações dos magistrados, servidores, prestadores de serviços e da composição dos gabinetes dos desembargadores.
Também participarão da inspeção: a Juíza Auxiliar Salise Monteiro Sanchotene, os juízes auxiliares Friedmann Wendpap, José Paulo Baltazar Junior, Nicolau Lupianhes e os juízes da Secretaria Geral do CNJ, Marcelo Martins Bethe e Paulo Cristóvão de Araújo Silva.