Conteúdo da Notícia

Autoridades do Judiciário destacam iniciativa pioneira do TJCE

Autoridades do Judiciário destacam iniciativa pioneira do TJCE

Ouvir: Autoridades do Judiciário destacam iniciativa pioneira do TJCE

?O programa contempla as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de virtualização e aprimoramento das ferramentas de tecnologia a serviço da atividade judicante?. A afirmação foi do juiz federal e representante do CNJ, Marcelo Lobão, durante o lançamento do Projeto ?Justiça em Movimento, realizado no auditório Dom Aloísio Lorscheider, no Palácio da Justiça, na manhã de hoje (05/08).
Durante o evento, Lobão pontuou a iniciativa pioneira do TJCE. ?É uma excelente iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) por meio de seus dirigentes. Com a crescente litigiosidade em todo o Brasil, o Judiciário só conseguirá atender a demanda de processos com o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que multiplicam a força de trabalho e reduzam atos repetitivos?, disse ele.
Da mesma opinião partilha o Corregedor Geral da Justiça, desembargador João Byron de Figueirêdo Frota. ?Trata-se de uma iniciativa pioneira. Aliar a informática ao nosso trabalho e através desse instrumento tornar mais célere nossa prestação jurisdicional. É uma necessidade que precisa ser imposta urgentemente. Estamos diante de um passo altamente significativo para a Justiça do nosso Estado, principalmente pela facilidade e rapidez que ele proporciona?, ressaltou.
Segundo Fernando Teles de Paula Lima, juiz titular do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) da Comarca de Maracanaú, no município já se trabalha com processos virtualizados. ?Estamos atuando no sentido de acabar com o processo físico. Com esse projeto, acredito que o Ceará irá atingir a meta proposta e dar um salto de qualidade?.
O magistrado ressaltou ainda o compromisso com a população. ?A partir de então, a população vai experimentar diferença extraordinária na tramitação dos processos. Vamos ter condições de identificar com quantos processos estamos, mostrar a realidade e traduzi-la em números. Este projeto, além de imprimir a organização e acompanhamento da justiça no Estado vai também combater a morosidade processual?, pontuou.
O lançamento do projeto foi feito pelo presidente do TJCE, desembargador Ernani Barreira Porto. Estiveram presentes à solenidade juízes de diversas comarcas do interior do Estado, além de secretários, desembargadores e assessores jurídicos. O evento foi transmitido através de videoconferência para os municípios de Tauá (Região dos Inhamuns), Aracati e Beberibe (Litoral Leste); Aracoiaba (Maciço de Baturité); Brejo Santo e Juazeiro do Norte (Região do Cariri); Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe); Piquet Carneiro, Quixeramobim e Santa Quitéria (Sertão Central) e Sobral, na Zona Norte do Estado.